Nossos filhos são as criaturas que mais amamos e nem sempre é fácil dizer “não” para eles. Mas essa pequena palavra de três letras é muito importante e tem uma influência enorme na formação e educação das crianças e nos adultos que eles virão a ser.
Desde que sai do útero materno – onde não havia restrições, era quente, confortável e com comida o tempo todo – a vida do ser humano tem uma série de privações e é fundamental saber lidar com elas para vivermos melhor. Aqui fora, a temperatura nem sempre é agradável e a comida vem apenas algumas vezes por dia. Ou seja, ao bebê só resta chorar.
Mas, conforme vai crescendo, é função dos pais ensinar que as frustrações não devem ser resolvidas com choro. Ao negar um doce ou proibir que a criança corra em um lugar inapropriado, ela deve entender e, mesmo contrariada, saber lidar com a situação. Mas isso não acontece rápido e demanda bastante dedicação dos pais.
Como dissemos, o “não” é uma palavra muito importante e, por isso, deve ser usada nos momentos adequados. “Não suba aí. Não mexa nisso. Não pode fazer aquilo. Não vá lá”. Será que não estamos falando muitos “nãos” para nossos filhos e deixando de viver momentos agradáveis ao lado dele? E mais, se para tudo o que a criança faz (ou quer fazer) ela ouve um “não”, essa palavra vai perder a força e quando realmente for necessária, a criança não dará a importância devida.
O mais importante é ter clareza de quais são os valores que realmente importam para você na educação do seu filho. Como é o adulto que você deseja que ele se torne? Partindo desse ponto, será mais fácil distinguir o que precisa ser interditado e o que pode ser liberado à criança.
Não podemos esquecer que a criança está em uma fase de descobertas, ela tem vontade de mexer, explorar, perguntar e descobrir. E é fundamental que os pais deem liberdade para toda essa curiosidade aflorar e permitam que as crianças vivam novas experiências e tornem-se adultos mais inteligentes, confiantes e independentes. E isso tem tudo a ver com os “nãos” e os “sins” que ela vai receber na infância.
Na nossa escola cristã em Curitiba, acreditamos que a formação das crianças vai além das matérias escolares. Aqui, ensinamos não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a importância dos valores cristãos e da disciplina, ajudando seus filhos a se tornarem adultos confiantes e respeitosos.
Venha conhecer nossa escola e descubra como podemos apoiar o desenvolvimento integral do seu filho! Agende uma visita hoje mesmo e faça parte da nossa família educacional.